quarta-feira, 14 de julho de 2010

Coletivo 2 - História

O grupo "Coletivo 2" teve seu início em 2008 como resultado da união de artista de duas cidades, Sorocaba e Piedade. A idéia inicial era criar um intercambio entre as cidades e trazer para a região uma nova forma de pensar e produzir a arte, dentro da realidade local, diferente da realidade das grandes capitais, porém não correspondente ao "bucólico" da produção comum. A idéia era mostrar ao público uma arte atual, preocupada em retratar a realidade interiorana, sob o olhar dos próprios cidadãos interioranos; não a uma arte puramente decorativa, preocupada em agradar ao gosto de quem busca o interior rural - novamente o bucólico - um interior que, mesmo ainda existente não corresponde ao todo, a um interior que cresceu e se industrializou, mais proximo dos problemas e aspectos das grandes cidades com seus bons sentimentos e suas angustias, seus problemas.
Em abril de 2008 é aberta a exposição "Contrastes e Olhares Contemporâneos", no expaço de exposição da Prefeitura Municipal de Sorocaba, com a participação de 6 artistas:
Daniel Ramos, Vitangelo Paolucci, Pedro Rafael, Fernando Dizing, Robson do Nascimento e Klaus Menzel.
O nome "Coletivo 2" surgiu em setembro de 2008 como uma forma e necessidade de distinguir o grupo que estava se formando de outros já existente na ocasião e dos quais alguns artistas migravam. "Coletivo" como uma afirmação de um espaço comum, democrático, onde todos tinham a mesma importância; "2" uma referência ao fato de que muitos já eram ou haviam sido participantes de outros grupos e agora uniam-se com uma nova proposta.
Em março de 2009 é aberta a primeira exposição do grupo "Coletivo 2", sob o título "Nove Caminhos", com a participação dos artistas:
Pedro Rafael, Erica Sodré, Elaine Freitas, Vitangelo Paolucci, Robson Nascimento, Jefferson Sanches, Renato Neves, Daniel Ramos e Willian Ferreira.
Na remontagem da exposição, em junho de 2009 - na Fundec - contou-se então com a participação da escultora Amália Prado e do grafiteiro Japs.
Atualmente as atividades do "Coletivo 2" tem como foco o desenvolvimento da arte e dos artistas como um todo, através do intercâmbio de informações e técnicas - dentro da realidade e recursos - de cada um, respeitando sua individualidade porém sempre contanto com o apoio de todos na montagem de mostras ou eventos coletivos ou individuais; a objetivo é manter uma união onde o artista possa encontrar apoio para poder levar ao público uma arte de valor, não o valor material - de mercado - e sim o valor intelectual, social, uma mensagem verdadeira, atual, acessivel ao entendimento do público a que se destina e a qual possa esse mesmo público entender e identificar-se. Antes de tudo a arte tem que ser o resultado e o retrato de seu tempo, contudo é preciso levar sempre em conta o público a qual se destina, a coletividade interiorana.

Um comentário: